Você já está se preparando para as mudanças de CFOP e CST?

A partir de 01/01/2022 alguns códigos utilizados na emissão da NF-e serão alterados. São eles o CFOP e o CST.

É praticamente 1 ano para as empresas se prepararem para essa adequação, caso contrário, não conseguirão faturar!

Parece que está longe, né? Mas as alterações dessas tabelas são bastante consideráveis. E passa em um estalar de dedos.

Se pensarmos apenas no CFOP, o Ajuste Sinief nº 16/2020, incluiu, alterou e revogou códigos específicos.

Já pensou que não haverá mais CFOP específico para as operações sujeitas a substituição tributária? E aí, qual é o CFOP que será utilizado em substituição?

Também os CFOP relativos à aquisição de serviço de transporte, industrialização, venda para a Zona Franca de Manaus e Área de Livre Comércio, não serão mais os mesmos.

No que se refere aos CST do ICMS, os contribuintes optantes pelo Simples Nacional que atualmente utilizam um código diferenciado, o CSOSN (3 dígitos), passarão a utilizar o CST (2 dígitos) também.

Haverá códigos específicos para este regime de apuração do imposto. A lista completa consta no Ajuste Sinief nº 11/2019. A tabela atual que tem 11 códigos, passará a ter 23!

Vejam que as alterações são relevantes e todos os sistemas ERP deverão ser adaptados.

Além disso, também deverá haver alteração no leiaute da NF-e, uma vez que tem regras de preenchimento e de validação com os códigos atuais. É torcer para essa alteração de leiaute ser publicada logo, para que as empresas tenham prazo para parametrizar seus sistemas.

Lembrem-se que os produtos da Ctrlsoft poderão auxiliá-los nessa tarefa árdua.

Além disso, também desenvolve uma plataforma de classificação, integração e parametrização personalizada das operações tributárias atualizadas com o seu ERP, com expertise ERP PROTHEUS.

Renata Ferrari
Especialista em Consultoria Tributária da Ctrlsoft.

Profissional com mais de 20 anos de atuação na área tributária. Founder da R Ferrari Consultoria Tributária, com expertise no atendimento ao cliente mediante esclarecimento de dúvidas tributárias e trabalhos de parametrização e desenvolvimento de sistemas tributários, sempre com foco no ICMS, IP PIS e COFINS.
Instrutora de cursos e palestras e co-autora do livro “PER/DCOMP – Manual Prático para Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de Tributos Federais – Revisto e Atualizado” publicado pela Fiscosoft Editora.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url