Dicas Para a Tributação Correta

Hoje em dia as empresas não podem ficar “desperdiçando” dinheiro com autuações tributárias, que, normalmente têm valores altíssimos.
Então, estamos indicando 03 dicas importantíssimas para que as empresas tributem corretamente seus produtos nas diversas operações que realizam diariamente:

1ª Dica: Revisão cadastro de produtos

Neste trabalho é imprescindível que sejam revistas as seguintes informações:

  1. Descrição completa do produto;
  2. NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul (este código que determina a tributação/benefícios fiscais do IPI e de outros produtos nas diversas legislações do ICMS, PIS e COFINS, por exemplo);
  3. CEST – Código Especificador da Substituição Tributária (este código serve para identificar a incidência da substituição tributária).

2ª Dica: Revisão cadastro de clientes e fornecedores

Além de emitir documentos com dados dos clientes corretos (o que causa retrabalho e cancelamentos de NF-e, em muitos casos), é extremamente importante saber qual é o regime tributário da empresa para a correta aplicação da legislação:

  1. Lucro Real;
  2. Lucro Presumido;
  3. Simples Nacional.

3ª Dica: Atualização do ERP com a tributação vigente

Com as informações obtidas nos cadastros de produtos, clientes/fornecedores, a empresa consegue conferir a tributação na sua compra e definir a da sua venda. Também poderá fazer planejamento tributário para encontrar a menor carga tributária para as operações que realiza.

Caso sua empresa não tenha “braço” para fazer esse mapeamento e ajustes em seu sistema, nós podemos ajudá-los.

Temos soluções tecnológicas às operações fiscais para este e outros segmentos.

Desenvolvemos uma Plataforma de classificação, integração e parametrização personalizada das operações tributárias atualizadas com o seu ERP, com expertise ERP PROTHEUS.

Temos também a versão WEB, totalmente personalizada, customizada e atualizada as operações tributárias da sua empresa.

Renata Ferrari
Especialista em Consultoria Tributária da Ctrlsoft.

Profissional com mais de 20 anos de atuação na área tributária. Founder da R Ferrari Consultoria Tributária, com expertise no atendimento ao cliente mediante esclarecimento de dúvidas tributárias e trabalhos de parametrização e desenvolvimento de sistemas tributários, sempre com foco no ICMS, IP PIS e COFINS.
Instrutora de cursos e palestras e co-autora do livro “PER/DCOMP – Manual Prático para Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de Tributos Federais – Revisto e Atualizado” publicado pela Fiscosoft Editora.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url